Defesa de Mestrado – Cristiane Alves Avelar

No dia 1º de março de 2023, quarta-feira, às 14 horas, será realizada, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Cristiane Alves Avelar, intitulada “Por teu olho, minha mão: clivagens de gênero e raça na produção de Maria Lídia Magliani”

RESUMO:

A historiografia da arte produzida até a contemporaneidade tem, majoritariamente, evidenciado a ausência de artistas mulheres e negras em suas narrativas – sugerindo a inexistência de produções significativas atribuídas a estes sujeitos históricos – fato que elucida o modo como esse espaço de enunciação é marcadamente androcêntrico e mantenedor da produção de relações assimétricas de poder. Tendo em vista essa conjuntura, a presente pesquisa objetiva trazer à tona os sentidos do apagamento de sujeitos históricos que têm tido pouco espaço de visibilidade nessa discussão por meio da investigação da trajetória de Maria Lídia Magliani, artista afro-brasileira que começou sua produção 75 anos após a abolição da escravidão, cuja relevância tem sido pouco lembrada na História da Arte brasileira recente. Assim, objetiva-se averiguar em que medida a experiência socio-histórica de gênero e raça da artista permearam e influenciaram a construção de sua obra e, metonimicamente, compreender quais aportes esta trajetória oferta para repensar a historiografia da arte em relação aos marcadores sociais de gênero e raça.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar

Quando: 1º de março, quarta-feira, às 14 horas