Defesa de Dissertação de Mestrado de Rogério Machado Braga

No dia 12 de agosto, às 09h30, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Sampaio Sousa Lima Rezende a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Rogério Machado Braga, intitulada “De João Rubinato a Adoniran Barbosa: a voz de uma cidade perdida ”.

RESUMO: No presente trabalho, não apenas a produção cancioneira, mas a própria carreira de Adoniran Barbosa, foram estudados tendo como foco principal a sua relação com a urbanidade paulistana, sobretudo ao longo da década de 1950. Reconhecido pela crítica e pelo público como um importante representante da tradição narrativa do samba paulista, suas composições funcionam como verdadeiras crônicas musicadas nas quais a sociabilidade da cidade, sua dinâmica urbana e suas transformações foram registradas. Como resultado, a memória do artista e de sua produção ficaram profundamente vinculadas à própria identidade da cidade. O estudo do tratamento poético e performático de sua obra, bem como da conjuntura do período e das estratégias empregadas pelo artista ao longo de sua carreira, nos ajudaram a compreender melhor como essa identificação foi construída e consolidada. Em contrapartida, procuramos também entender de que forma a urbanidade de São Paulo pautou não apenas as composições, mas o percurso profissional e a própria identidade do artista

Onde: defesa remota
Quando:12 de agosto, 09h30

O evento é aberto ao público: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala do Google Meet.