Defesa de Mestrado – Giovanna de Souza Corbucci

No dia 29 de setembro de 2023, sexta-feira, às 14h:30, será realizada  a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Giovanna de Souza Corbucci sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, intitulada “Mário de Andrade, 1938: correspondência como testemunho da ruptura”

 

RESUMO:

Esta dissertação parte do desejo de investigar a relação do escritor paulistano Mário de Andrade (1893-1945) com a cidade do Rio de Janeiro, onde residiu entre 1938 e 1941. O conjunto de 60 cartas enviadas por ele a dezenove correspondentes durante o decisivo ano de 1938, reunidas pela pesquisa, apresenta um momento de crise, desencadeada pela sua saída da direção do Departamento de Cultura do Município de São Paulo, posto que ocupou desde sua fundação, em 1935. Buscamos compreender o impacto que os acontecimentos do ano de 1938 provocaram na vida do polígrafo, observando, por meio de suas cartas, as maneiras como ele se relaciona com as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo e com as mudanças no cenário
político após a instauração da ditadura do Estado Novo. Colocamos em pauta aspectos biográficos, apreendendo o imaginário criado pelo criador de Macunaíma em relação aos cariocas e às semelhanças ou diferenças entre as sociabilidades dos intelectuais nas duas maiores cidades do Brasil. Para isso, fizemos a leitura e a análise do grupo de cartas atualmente difundidas em publicações, expedidas pelo polígrafo durante o ano de 1938.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesas – 2º andar

Quando: 29 de setembro, sexta-feira, às 14h:30