No dia 12 de setembro de 2024, quinta-feira, às 14h, será realizada a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Roberto Mejía Avelino sob a orientação do Prof. Dr. Walter Garcia da Silveira Junior, intitulada “Qual o som das macumbas? Sonoridades e oralidades de terreiro na canção popular comercial entre 1930 e 1950”
Resumo:
Essa dissertação tem como objetivo compreender quais eram as estéticas cantadas e representadas nos pontos afro-religiosos gravados na fase elétrica da indústria fonográfica, em 78 rpm, entre as décadas de 30 e 40, no Rio de Janeiro. Para tanto, no primeiro capítulo, descreve-se um retrato sociocultural do período e como, de maneira dinâmica, a construção de um imaginário das manifestações de terreiro era fragmentada, conflituosa, vivenciada e amplamente discutida em diversos espaços sociais, entre eles o Estado, imprensa, intelectualidade, e na própria indústria fonográfica. No segundo capítulo, destaca-se a trajetória de vida de alguns dos grandes artistas produtores de pontos de terreiros e como tais percursos biográficos se cruzavam, criando uma rede de sociabilidade musical consolidada. No terceiro capítulo, discute-se sobre gêneros musicais por um viés racial e como tal ideia se fundamenta para categorizar gêneros na canção popular. Além disso, analisa-se alguns pontos afro-religiosos dentro de um aspecto de canção, destacando elementos harmônicos, melódicos e rítmicos, além de se analisar também o teor e simbologia das oralidades gravadas. Por fim, exalta-se a importância e protagonismo desses artistas na construção e decisão das estéticas de terreiro na canção popular-comercial da época.
Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana – Sala 07 – Defesas – 2º andar
Quando: 12 de setembro, quinta-feira, às 14h