Francisco Mignone

(São Paulo, SP, 1897 – Rio de Janeiro, RJ, 1986)

| BIOGRAFIA |
Músico e compositor de São Paulo, diplomou-se em 1917 no Conservatório Dramático e Musical com os títulos de flauta, piano e composição. Após bolsa de estudos que o manteve por mais de dez anos afastado do Brasil, radicou-se no Rio de Janeiro onde cultivou a regência e o ensino em escolas públicas e particulares. Ao lado de Oscar Lorenzo Fernandez, por exemplo, participou da fundação do Conservatório Brasileiro de Música, embora ministrasse aulas também na Escola Nacional de Música. Dono de
escrita fluida, tanto no campo da música sinfônica quanto no campo da música de câmara, escreveu para canto e piano, assim como para bailados, óperas e trilhas sonoras de filmes. Na vida pública, assumiu a liderança de postos importantes da organização artístico e musical auxiliando na divulgação do repertório brasileiro. De sua obra musical podemos mencionar a ópera O contratador de diamantes e o bailado Maracatu do Chico Rei com a colaboração de Mário de Andrade. A obra autógrafa de Francisco Mignone não pertence ao IEB/USP, tendo sido doada à Divisão de Música da Biblioteca Nacional.

PERCURSO
Doado pela família em 2001.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB FM
Correspondência, documentação pessoal, manuscritos, fotografias, material audiovisual, matérias extraídas de publicações.
QUANTIDADE
Aproximadamente 3 800 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado