Profa. Dulcilia Helena Schroeder Buitoni
Início em: 10/09/2024
3º feira | 9h30 às 12h30
Sala 11
A disciplina será ministrada de forma presencial
OBJETIVOS:
Oferecer subsídios teóricos e aplicados do campo de Estudos Visuais, relacionados a conceitos de enraizamento, memória e identidade, a respeito de imagens figurativas, focando especialmente representações de homens, mulheres e crianças, produzidas no período colonial e do império no Brasil, incluindo também visualidades do território: paisagem, aldeias, cidades, flora e fauna.
JUSTIFICATIVA:
Esta disciplina é um desenvolvimento das pesquisas já empreendidas na disciplina Estudos Visuais: Elementos para análise de visualidades brasileiras em jornais, revistas e livros. A partir da experiência de três anos (2021, 2022 e 2023), houve a necessidade de aprofundar teoria e análise de imagens do período colonial e do império no Brasil. Nesse sentido, serão mobilizados autores contemporâneos que se dedicam ao universo imagético, autores esses ainda pouco aplicados a análises de imagens históricas. Também haverá articulações com os conceitos de enraizamento (Simone Weil) e de memória na reflexão e análise de imagens de homens, mulheres e crianças, incluindo questões de género e de representação de brancos, indígenas e negros dentro de uma perspectiva colonial/decolonial.
CONTEÚDO (EMENTA):
Estudos visuais: um campo transversal. Características das imagens: ontologias cruzadas. Hibridismo e mestiçagem tecnológica: desenho, foto, cinema, vídeo, mídias digitais. O pré-fotográfico, figurações pela mão humana: desenhos, gravuras, pinturas, mapas e cartografias. Hans Staden. Imagem-memória: Philippe Dubois e Ecléa Bosi. Ações documentais. Os holandeses no Brasil: Frans Post e Albert Eckout. Imagem e território. A cidade e os eventos. Usos jornalísticos da imagem: informação, ilustração, expressão. Debret com a missão francesa. Imagem-raiz. O conceito de enraizamento de Simone Weil. O olhar estrangeiro sobre a população formada por indígenas, africanos e imigrantes de origem europeia. Expedição Langsdorf: Rugendas, Aimé-Adrien Taunay, Hercule Florence.O fotográfico. Articulação verbal/visual. Descrição e narração. O conceito de embrião narrativo. Marc Ferrez. Representações e figurações identitárias: homens, mulheres, crianças, brancos, negros e indígenas. Imagem complexa. Imagem-memória. Imaginário de identidades e culturas.