Prof. Dr. Paulo Teixeira Iumatti
5º feira |18h00 às 22h00
Início em: 27/03/2025
Disciplina Presencial – Sala 11
Objetivos:
O curso visa pensar ferramentas para pesquisas sobre a cena musical contemporânea no Brasil, com ênfase no contexto de São Paulo de a partir dos anos 1980. Dentro dessa perspectiva, será empreendida uma reflexão interdisciplinar mobilizando conceitos provenientes da história, da antropologia, da sociologia e da musicologia. Em particular, procuraremos pesquisar o próprio conceito de cena musical, além de cruzar os conceitos de simultaneidade, de J. M. Wisnik, e de atualismo, de M. Pereira e V. Araújo, entre outras reflexões sobre o tempo presente, buscando testá-las à luz de investigações recentes sobre a cena musical (rock, música eletrônica, música experimental, cantoria de viola etc.).
A partir dos anos 1990, mudanças radicais na indústria fonográfica e nos suportes tecnológicos da vida cotidiana e do trabalho desencadearam transformações igualmente importantes no modo como se produz e se escuta música. Nesse sentido, os cruzamentos entre a reflexão teórica contemporânea sobre o tempo presente, o conceito de simultaneidade e os estudos sobre as cenas musicais em um contexto específico talvez possam ajudar a iluminar o modo como se articulam as novas configurações. |
Conteúdo:
- – O conceito de simultaneidade
- – Reflexões sobre o tempo presente
- – As diferentes cenas musicais