Jornalismo e Literatura: No meio fio entre boêmios e realistas

Coordenação: Prof. Dr. Fernando Augusto Magalhães Paixão

Ministrantes: Profa. Dra. Rachel Bertol Domingues

Período do curso: O curso será realizado no período de 18 a 21 de março de 2024, 2ª a 5ª, das 14h00 às 18h00.

Carga Horária: 16 horas

Forma do Curso: Presencial

Local: Instituto de Estudos Brasileiros – 2º andar – Auditório 2

Dos Objetivos

O curso tem como objetivo abordar a relação entre jornalismo e literatura na cultura brasileira a partir da ideia de “boemia” jornalística

Do Público Alvo: Livre

Vagas: 30 vagas – 27 vagas pagantes e 3 com isenção de taxa.

Curso pago: taxa de inscrição R$50,00 (cinquenta reais)

Solicitação de isenção de taxa: de 29/01 a 09/02/2024.

O processo de seleção do bolsista será feito por meio de análise socioeconômica. Os interessados em solicitar isenção deverão enviar, ao e-mail cursoieb@usp.br, requerimento/ficha de isenção, disponível no site do IEB – https://www.ieb.usp.br/extensao/, com justificativa do pedido e os documentos necessários para análise (comprovantes dos recursos financeiros e/ou comprovantes de inscrição no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal, e outros documentos que acharem pertinentes) e comprovante de escolaridade.

Atenção: o candidato que solicitar a isenção de taxa de inscrição deve realizar sua inscrição no curso por meio sistema Apolo dentro do período estabelecido para inscrição.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas por meio digital (sistema Apolo), a partir das 00h00 do dia 29 de janeiro até às 23h59 do dia 09 de fevereiro de 2024.

-fazer inscrição on-line, pelo sistema Apolo https://uspdigital.usp.br/apolo/ > Menu esquerdo “Inscrições on-line” > Fazer inscrição > Escolher “Instituto de Estudos Brasileiros”;

– Fazer o upload dos documentos comprobatórios exigidos pelo curso:

• Cópia do RG (frente e verso) ou Registro Nacional de Estrangeiros. Não será aceita cópia da CNH, pois não contém dígito nem data de expedição do RG, informações imprescindíveis para o cadastro e emissão do certificado.
  • Cópia do CPF.

-pagar a taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais) por meio de boleto bancário (o link para gerar o boleto bancário será enviado por e-mail, até 23 de fevereiro de 2024, aos candidatos selecionados. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado até a data de vencimento do boleto.

A taxa de inscrição de R$ 50,00 não será devolvida aos candidatos que deixarem de cumprir os requisitos formais exigidos.

Lista selecionados e com isenção

Lista de alunos matriculados  (novo)