IEB Minecraft: Biblioteca – Luiz Gama

 

Retrato de Luiz Gama publicado no artigo “Centenario de Luiz Gama: O Brasil commemora hoje o primeiro hoje o primeiro centenário do nascimento do illustre abolicionista”. Fonte: Arquivo IEB-USP, Fundo Mário de Andrade, MA-R020-05

Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu no dia 21 de julho de 1830, no estado da Bahia. Era filho de um fidalgo português e de Luiza Mahin, negra livre que participou de diversas insurreições de escravos. Em 1840 foi vendido como escravo pelo pai para pagar uma dívida de jogo. Aos dezoito anos fugiu para São Paulo. Na década de 1860 destacou-se como jornalista e colaborador de diversos periódicos progressistas. Projetou-se na literatura em função de seus poemas, nos quais satirizava a aristocracia e os poderosos de seu tempo. 

Luiz Gama foi um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. Sempre esteve engajado nos movimentos contra a escravidão e a favor da liberdade dos negros. Nos Tribunais, usando de sua oratória impecável e seus conhecimentos jurídicos, conseguiu libertar mais de 500 escravos, algumas estimativas falam em 1000 escravos. Também ganhou notoriedade por defender que ao matar seu senhor, o escravo agia em legítima defesa (Fonte: Adaptado do Site do Instituto Luiz Gama).

 

 

 

Trecho do artigo de periódico “Os Direitos humanos, a luta de Luís Gama”. Fonte: Arquivo IEB-USP, Fundo Ernani Silva Bruno, ESB(75A)1-114

 

 

Confira aqui o artigo  “Os Direitos humanos: a luta de Luís Gama” de Ernani Silva Bruno, documento que faz parte do Fundo Ernani Silva Bruno, acervo do IEB.

 

 

 

 

 

 

Capa do livro “Primeiras Trovas burlescas de Getulino” de autoria de Luiz Gama. Fonte: Biblioteca do IEB-USP,

 

 

Dois dos raros exemplares da 1ª edição de 1859 do livro de poesia “Primeiras trovas burlescas de Getulino ” escrito por Luiz Gama fazem parte do acervo da Biblioteca do IEB-USP. Confira aqui essa importante obra da literatura brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

Professora Ligia Ferreira e Professor Marcos Moraes durante o Seminário “Luiz Gama no IEB e na BBM”

No Seminário, realizado pelo IEB, “Luiz Gama no IEB e na BBM” a Professora Ligia Ferreira apresentou um pouco mais sobre as obras do poeta abolicionista. em conversa com o Professor Marcos Moraes.  Assista o evento aqui.

Ligia Ferreira, Professora da UNIFESP, é uma das grandes pesquisadoras sobre a obra e vida de Luiz Gama, tendo organizado e publicado livros e pesquisas que possibiltaram que o legado deste importante jornalista, poeta, advogado e abolicionista negro  permaneça vivo no presente no futuro. Confira aqui uma entrevista da Professora para o Jornal da USP apresentando um pouco mais sobre Luiz Gama.