Arquivos do mês – Maio

Destaque para os acervos cujos titulares nasceram no mês de Maio, evidenciando suas interlocuções com outros conjuntos documentais do Arquivo IEB-USP.

 

Ref:
Site oficial de Milton Santos
http://miltonsantos.com.br/site/

Milton Santos

Brotas de Macaúbas- BA – 03/05/1926
Geógrafo de reconhecimento internacional é o único pensador brasileiro a receber o prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da Geografia. Autor de cerca de quarenta livros e inúmeros artigos, foi membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). Atuou como consultor em organismos nacionais e internacionais tais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria da Educação Superior (Sesu/ MEC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foi professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP a partir de 1984.

Catálogo on-line: Milton Santos

Presente também nos acervos:
Fundo Antonio Candido
– documentação em processamento
Fundo Caio Prado Jr. – http://www.ieb.usp.br/caio-prado-jr/
Fundo Manuel Correia de Andrade – documentação em processamento

 

Arquivo IEB – USP,
Fundo Odette de Barros Mött. Código de Referência: OBM-F-0014

Odette de Barros Mott

Igarapava-SP – 25/05/1913
Escritora, revelou sua vocação quando contava histórias para seus oito filhos. Recebeu vários prêmios, tais como: Prêmio Monteiro Lobato (Academia Brasileira de Letras), menção honrosa do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen (considerado o prêmio Nobel da Literatura Infantil), Prêmio de Literatura Infanto-juvenil (Fundação Educacional do Distrito Federal) entre tantos outros.

Catálogo on-line: Odette de Battos Mott

Presente também nos acervos:
Fundo Caio Prado Jr.- http://www.ieb.usp.br/caio-prado-jr/
Fundo Maria Lúcia Mott – em organização
Fundo Waldisa Russio – http://www.ieb.usp.br/waldisa-russio-camargo-guarnieri

 

 

 

Arquivo IEB – USP, Fundo Mário de Andrade Código de Referência: MA-F-1404

Antônio de Alcântara Machado

São Paulo, SP – 25/05/1901
Escritor e bacharel de Direito exerceu sua vida literária e jornalística em paralelo à advocacia. Foi um dos principais nomes do Modernismo, com várias obras publicadas, dentre elas: Pathé-Baby, São Paulo (1926); Brás, Bexiga e Barra Funda (1927); Laranja da China (1928).

Catálogo on-line: Antônio de Alcântara Machado

Presente também no acervo:
Fundo Mário de Andrade
– http://www.ieb.usp.br/mario-de-andrade/

VOCÊ PODE GOSTAR ...